PAÍSES EM DESENVOLVIMENTO SÃO MAIS FORTES QUE PAÍSES DESENVOLVIDOS
G20 é conhecido como um grupo consolidado de países em desenvolvimento, no ano de 2013 ocorreu que o PIB de sete desses países, a saber, Brasil, China, Índia, Indonésia, México, Russia e Turquia ultrapassaram em $ 3,5 Trilhões o G7 tradicional, composto por Estados Unidos, Japão, Alemanha, Reino Unido, França, Itália e Canadá.
Fica claro que a liderança da economia global está em transito, está ocorrendo uma transição clara do poder aquisitivo global. É bem verdade que esta comparação não é realizada exatamente como se faz a clássica medida do "PIB per capita" e sim pela "PPA - paridade do poder aquisitivo" como explica o economista Alexei Vyazovsky e o analista financeiro Alexander Yakovlev.
Leia mais: http://portuguese.ruvr.ru/news/2014_10_10/Sete-paises-em-desenvolvimento-ultrapassaram-o-G7-5467/
Economistas peritos, baseados em relatórios do FMI publicados durante esta semana, concluiram que a liderança econômica global pertence a outras mãos, pois 10 das 20 maiores economias mundiais são representadas por países emergentes.
É fato que a paridade revelará uma realidade mais sólida, espelhando como anda a qualidade de vida dentro de uma nação em determinado tempo, é justo considerar o poder de compra comparando o que se compra com uma moeda em diferentes nações, e não somente nominar em dólar. A problemática do cálculo por paridade a qual leva em conta o custo de vida dos diferentes países é que os padrões diferem, os costumes valorizam mais um produto que outro nas mesmas condições e qualidade e isso faz os preços mudarem rapidamente, ou flutuarem dificultado a medida correta e justa do PIB por paridade.
Onofre Neto
Economista, empreendedor e consultor de investimentos imobiliários
Nenhum comentário:
Postar um comentário
onofresilvausa. @blogger.com