Traduza aqui

Este Blog

Visualizações de página

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

VALOR DE UM IMÓVEL


Calculando o valor de um imóvel! 

Preço
Na prática, o valor de um imóvel é expresso basicamente pela multiplicação de sua área útil pelo preço do metro quadrado definido pelo mercado imobiliário para a região onde ele está situado.
Com mais precisão, chega-se à composição do valor de um imóvel novo pelo custo do terreno e da obra, pela área que ocupa, por sua destinação e por suas qualidades, em que se incluem a localização, a construção, o acabamento e as benfeitorias. A tudo isso se soma, claro, o ganho de quem o construiu e vendeu.
Em geral, o “custo” da área útil (a quantidade de metros quadrados apenas da unidade habitacional, sem contar as áreas comuns, como elevadores, hall social e lazer) é a informação que interessa na hora da compra. Isso apesar de, obviamente, o custo de todos aqueles equipamentos estar incluído “no pacote”. Mesmo porque não é possível adquirir um apartamento sem que se leve de quebra para casa também a área comum.
Valorização e depreciação
Passa o tempo, e a casa, o apartamento ou o terreno que eram muito valorizados podem perder o valor por uma série de motivos: o mau uso, a falta de conservação ou o fato de o próprio lugar que ocupam ter sofrido degradação socioeconômica e não mais atrair o interesse das pessoas. É a depreciação.
Ao contrário, outro lugar pode ter sido revitalizado, ou de novos empreendimentos, investimentos privados ou públicos, ou por melhoramentos urbanísticos e arquitetônicos. É a valorização. É um ciclo eterno.
O que compõe o preço
·         Localização: uma mesma rua pode ter pontos com características bem diversas e até opostas.
·         Construção: o tipo de material empregado na obra e no acabamento ajuda a compor o preço.
·         Idade: imóveis mais antigos costumam sofrer uma depreciação maior do que os novos, da mesma maneira que ocorre com os automóveis.
·         Benfeitorias: reformas e ampliações projetadas por bons arquitetos que utilizem material de qualidade elevam naturalmente o valor do imóvel, ao contrário, por exemplo, de uma divisória feita sem bom planejamento e com sobras de outras reformas.
·         Movimento do mercado: uma área que era cheia de atrativos, tanto econômicos quanto sociais, pode decair aos poucos, por causa da falta de investimentos em melhorias, por não despertar mais o interesse do público, porque a população não se renovou, porque a qualidade dos estabelecimentos que serviam o bairro se deteriorou etc.O movimento de mercado contrário –oferta de qualidade e procura em alta– e o empenho de grupos ou da comunidade local pode provocar a vitalização ou revitalização de uma localidade.A flutuação de preços é típica do mercado imobiliário. Quem trabalha com imóveis, é analista ou investidor no setor vê essa realidade dia a dia. Um bom indicador é o sobe-e-desce do preço médio do metro quadrado residencial e comercial, que ainda não recuperou os valores dos primeiros sete anos da última década.

Onofre Neto - economista, empreendedor e consultor de investimentos imobiliários
Publicado em 19 janeiro, 2008 por dervilleimoveis

Fonte: Guia Folha

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

BRASIL É O 7º MAIOR DO MUNDO


    Ano de 2014 não foi fácil para nenhuma nação; todas enfrentaram graves problemas internacionais; todas dependeram de inúmeros fatores para manterem-se na linha econômica menos cruéis para cada cidadão.
O Brasil está entre as dez nações mais ricas do mundo, ou seja, entre os dez maiores PIBs globais. Outras nações encolheram suas economias mais que o Brasil e ainda estão dentro do páreo de crescimento normal.
As expectativas é que Brasil cresça mais que inúmeras nações, a expectativa é que deixe para traz o subdesenvolvimento, embarcando definitivamente no processo desenvolvimentista e alavancando o desenvolvimento interno, suprindo seus concidadãos de melhor qualidade de vida.
O Brasil entrou em um processo desenvolvimentista, ainda não alcançou a auto-sustentação ou o desenvolvimento sustentado, mas caminha para esse fato concreto, quer queira o povo ou não, quer queira os intelectuais ou não, quer queira os políticos ou não, quer queira os empresários ou não!
Os que acompanham a participação do Brasil na economia global, defendem que o ano de 2015 será promissor, porém complicado e com poucos recursos para alavancar seu crescimento, não menos difícil que 2014, porém sem dois grandes eventos que travaram nitidamente a economia brasileira por longos tempos preciosos, causando indefinições previsíveis - caso da "copa do mundo" e das "eleições presidenciais".
O Brasil está iniciando um novo tempo para sua economia, talvez esteja pronto para a eficácia quando essa o colocar frente a decisões que caberá a cada cidadão morador dessa próspera nação defender.
O Brasil entrou em um processo de verificação e saneamento da corrupção e precisa se envergonhar dos dirigentes da nação; eles - os dirigentes - precisam se envergonharem, os cidadãos precisam se envergonharem e enfim todos a uma só vez devem tomar a mesma decisão de não voltar para traz ou ter saudades daquilo que já se foi e não voltará mais; porque o povo dessa nação tem o brilho de impedir novamente essa distorção de valores que ocorre atualmente.
É tempo de trabalhar e honrar a nação, é tempo de trabalhar e sobreviver, sobressair, sobrepujar as dificuldades constantes.
Brasileiro é tempo de corrigir aquilo que está com defeito, está torto, está podre. Manifeste o seu interesse, a sua indignação - caso esteja indignado - demonstre que não aceita o descaso em que os dirigentes do Brasil impõe sobre o povo sofrido; carregue uma "gota d'água" no bico - como o pássaro para apagar o incêndio da floresta, talvez não consiga nada, mas pode acontecer de inflamar de coragem e disposição a todos que estão à sua volta!
Por fim não pense que o país é um pobre coitado, o Brasil é uma nação rica e próspera; cabe a cada um cidadão, presente ou ausente nos limites territoriais do Brasil, pobre ou rico, letrado ou iletrado, urbano ou suburbano, da cidade ou da zona rural, do sul, do norte, do leste, do oeste e de todo lugar chegar frente a cada situação em que ocorrer em 2015 e posicionar com firmeza, assim como a posição tomada dentro de sua própria casa e dizer BASTA!
BASTA de corrupção, BASTA de roubalheira, BASTA de descaso na administração pública, BASTA de mentir, BASTA de enganar, BASTA de mudar as regras no jogo em andamento, BASTA de sonegar, BASTA de burlar a lei, BASTA de explorar como sempre,  BASTA de trair.
BASTA, em 2015 diga BASTA!

** Estimativa das principais economias globais entre 2015 a 2060 por impresa internacional, clic no site abaixo.
http://www.vayagif.com/174483/asi-se-estima-que-evolucionara-el-pib-nominal-de-estos-paises-de-2015-a-2060


Onofre Neto

economista, empreendedor e consultor de investimentos imobiliários

Fonte de pesquisa: links abaixo



PIB global 2013